Dados já não são mais apenas uma consequência de nossas atividades diárias, estão se tornando uma verdadeira moeda de troca simbólica, econômica e social. Deus ajuda quem mais compartilha, curte, posta, cutuca, tagueia, twitta…
Conforme nossos dispositivos de comunicação e suas interfaces vão ficando cada vez mais rápidos, menores, integrados e simples de usar, como podemos garantir que nossas personalidades e intenções não serão optimizadas e eliminadas de nossas próprias interações?
Podemos nos apropriar da lógica dessas interfaces para resignificar essas formas de interagir que estão cada vez mais banais e genéricas?
iLikeMe (on facebook)
Em 1968, Andy Warhol, supostamente, disse que “No futuro, todos terão seus quinze minutos de fama”. O futuro é agora, e todos podemos ser famosos por quinze minutos na internet.
iLikeMe (on facebook) é um aplicativo de auto-promoção e uma plataforma de intervenção para aumentar nosso status social na internet a partir do facebook. Usando um algoritmo de rastreamento de rosto em tempo real para gerar imagens coloridas no estilo das serigrafias de Andy Warhol, o aplicativo publica essas fotos no facebook durante quinze minutos sem parar.
iLikeYou (on facebook)
é um aplicativo para facebook que nos ajuda a quantificar o que sentimos pelos nossos amigos e amigas. O aplicativo lê toda a informação do perfil de um amigo ou amiga escolhido, e tenta dar Like em todoso os posts, fotos e comentários publicados ou tagueados pela pessoa escolhida.
Igual ao amor analógico, a quantidade de informação que você pode tocar usando esse aplicativo depende das configurações de privacidade da outra pessoa e quanto ela confia em você.
uLikeMe (on facebook)
Em um mundo pós-privacidade, onde informação é compartilhada, coletada e organizada em quantidades e velocidades cada vez mais elevadas e surpreendentes, como podemos garantir que nossas personalidades digitais estão realmente sendo apreciadas por pessoas dentro de nossas redes sociais, e não apenas sendo utilizadas para fins publicitários e de vigilância? Apesar de estarmos sempre conectados, sabemos quando estamos falando sozinho?
uLikeMe (on facebook) é um aplicativo criado para tornar nossas interações online mais pessoais, ironicamente inspirado pelos sistemas de vigilância usados pela NSA.
Esse aplicativo cria a possibilidade de uma presença virtual on-demand, postando fotos da tela do meu computador e da minha webcam direto ao meu perfil de facebook, só quando alguém realmente quer saber o que estou fazendo.